Ads Here

sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Dicas para pesca do tucunaré




O Tucunaré e conhecido por embaixador da pesca esportiva brasileira porque sempre dá um show com seus ataques na superfície e meia agua, e quando fisgado faz acrobacias que deixam os pescadores cada vez mais apaixonados pelo esporte. A pesca de tucunaré atrai pescadores esportivos de todo o brasil e do exterior.
Você é um apaixonado ou pretende iniciar na pesca do tucunaré? Então, veja as dicas que separei para você.

Melhor época do ano:
O tucunaré pode ser pescado durante o ano todo, mas procure agendar sua pescaria fora do período de desova.  Nesse período o peixe não ataca as iscas, apenas tenta expulsa-las da área do ninho, é bem comum pegar o peixe pela testa.  Evite também os período de chuvas fortes, ou de muito vento.

Escolha do ponto de pesca:
Tente identificar o tipo de estrutura do local escolhido para pescar. O tucunaré dificilmente fica em áreas limpas, então procure local com algas, pauleiras submersas, margens com vegetação. No amanhecer e ao entardecer é comum encontrarmos grandes exemplares se alimentando próximo às margens, e quando o sol está mais forte ele procura locais mais fundos.

Equipamentos:
Os tucunarés são conhecidos como peixes briguentos. Isso quer dizer que, durante a captura, ele fará de tudo para escapar, vai pular, levar para enrosco, se enrolar nos troncos de arvores, passar nas pedras, etc. Sempre há uma boa chance do peixe ganhar a luta. O que podemos fazer é minimizar essa chance é usar material adequado. O Material de pesca tem que ser equilibrado e apropriado ao peixe que se busca. Para pescar o tucunaré amarelo por exemplo eu uso vara 14 libras, linha multifilamento 0,18mm, leader de fluorcarbono 0,42 mm. Já para o pecar o tucunaré azul eu uso vara 17 libras, multifilamento 0,20mm e leader de fluorcarbono 0,47mm. Eu recomendo também uma carretilha de recolhimento rápido, acima de 7:1, essa velocidade ajuda no trabalho da isca e depois de fisgado diminui a chance do tucunaré ir para um enrosco.

Principais iscas usadas para captura do Tucunaré.
Descobrir a isca certa para cada local de pesca: usar isca de superfície em local muito fundo pode ser pouco produtivo.  Da mesma forma que usar uma isca de barbela grande em um ponto raso, só vai trazer enrosco. Procure descobrir a profundidade de cada local de pesca e escolha a isca com essa informação
1 – Iscas de superfície, as famosas Zaras e Poppers e Helices de 7  a 11 cm.
2 – Iscas de semi-superfície de 5 a 10 cm;
3 – Iscas de meia água gosto de usar branca com cabeça vermelha, cor osso; e prata com dorso azul.
4 – Spinerbait de cores cítricas, branco e preto, mas tem que ser reforçado para o tucunaré azul.
5 – iscas de fundo, Crankbaits (barbeludas), Jig heads (xuxinha), shads e iscas sikings.

Trabalho da isca:
Uma isca artificial pode várias ações diferentes, é necessário que o pescador saiba trabalhá-la de forma natural, podendo imitar um peixe ferido, um peixe caçando, um peixe fugindo. Quando o tucunaré está caçando ataca com violência iscas de superfície e iscas rápidas, mas quando não está, o pescador precisa provoca-lo para atacar, dando várias paradinhas na isca, alternando a velocidade do recolhimento e insistir vários arremessos no mesmo ponto.

Cuidado:
Quando for tirar o peixe da água, deixe sempre uma sobra de linha do tamanho da vara e o freio aberto, pois o tucunaré sempre tem força para mais uma corrida. É muito comum acidentes com iscas artificiais, por isso utilize sempre alicate de contenção para retirar o peixe da agua e um alicate de bico para retirar a isca, para evitar que o peixe se debata e lhe devolva uma garatéia na mão.

Natureza:
Respeite e contemple a vida ao seu redor. Pratique sempre o pesque, fotografe e solte. Isso garantirá o nosso esporte no futuro.
Espero que essas dicas simples te ajudem a ter melhores resultados na pesca do tucunaré.

Você já usou alguma dessas dicas para pescar tucunares? Qual foi o resultado? Compartilhe sua experiência nos comentários!

Boas fisgadas!





Nenhum comentário:

Postar um comentário